terça-feira, 10 de maio de 2016

3º CONGRESSO DA INTERNACIONAL COMUNISTA, TRABALHO DE MASSAS, FRENTE UNITÁRIA, E O PCP



De 22 Junho a 12 de Julho de 1921 realizou-se em Moscovo o 3º Congresso da Internacional Comunista (Comintern). As intervenções, resoluções, e outros materiais daquele Congresso, foram recentemente reunidos, numa cuidada edição, neste livro com o sugestivo titulo "TO THE MASSES".

Como durante os trabalhos do Congresso Lenin explicava a Clara Zetkin "A primeira onda da revolução mundial já passou e a segunda onda ainda não surgiu (há que estar) bem preparado para tirar partido, conscientemente, com toda a força, da próxima vaga revolucionária. Esse é o nosso trabalho (até ao) Chegou a hora. Agora vamos! É por isso que dizemos PARA AS MASSAS. Conquistar as massas, como condição prévia para conquistar o poder."

Naquela conjuntura o 3º Congresso da Internacional Comunista procede a uma viragem estratégica do movimento comunista internacional que se traduz na chamada Frente Unitária e na adopção como tema central das discussões do Congresso, orientação e palavra de ordem o "PARA AS MASSAS".

Trabalho de massas e trabalho unitário que são parte integrante do ADN do Partido Comunista Português, criado em Março de 1921, poucos meses antes daquele decisivo Congresso da Internacional Comunista.

No extenso volume de 1300 paginas as referencias a Portugal são muito escassas. Ao mencionar-se as organizações sindicais pertencentes à Red International of Labour Union Portugal é referido com cerca de 50 mil membros, e a lista de organizações convidadas para o Congresso inclui um "grupo comunista" de Portugal. Mais adiante no Glossário lê-se:

"Communist Party–Portugal [Communist group] – originated out of anarcho-syndicalist movement; decided to join Comintern October 1920; CP founded March 1921 with 1,000 members."

Portugal não consta da lista de países com delegados ao 3º Congresso, mas constata-se que a adesão dos comunistas portugueses à Internacional Comunista (Comintern) é anterior à constituição formal do PCP em 6 de Março de 1921, o que é consistente com outras fontes que mencionam a ajuda do Comintern na criação do PCP:

(O Site MARXISTS ORG dedica uma secção à Internacional Comunista (Comintern) onde pode aceder a muita e importante documentação da actividade do Comintern e nomeadamente dos seus 7 Congressos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário