domingo, 6 de abril de 2014

SONDAGEM À BOCA DAS URNAS DÁ RUI TAVARES, O POLÍTICO MAIS COXINHA DE PORTUGAL, COMO O PREFERIDO DOS COXINHAS DE LISBOA E DO PORTO.


A recente onda de contestação no Brasil, para além de outros contributos importantes para a nossa cultura politica, acaba de nos enriquecer com esta palavra do léxico paulista, que nitidamente fazia falta em Portugal: O COXINHA

Parece que a designação de coxinha tem origem naqueles paulistas que em vez da boa feijoada, preferem coxinha de galinha.

No dia em que o partido LIVRE escolhe, em Lisboa e no Porto, por votação dos seus aderentes, os candidatos ao Parlamento Europeu, é oportuno aqui chamar a atenção para mais esta tendência da vida politica portuguesa. Mas, o que é então o coxinha?

Sociologicamente falando, é um grupo social específico, que compartilha determinados valores. Dentre eles está o individualismo exacerbado, e dezenas de coisas que derivam disso: a necessidade de diferenciação em relação ao restante da sociedade, a forte priorização do requinte em sua vida cotidiana, como elemento de “não-mistura” com o restante da sociedade, aliadas com uma irreprimível necessidade de parecer simpático ou bom moço. São “politicamente corretos”, dentro de sua noção deturpada de política, e nutrem uma arrogância quase intragável, com pouquíssima tolerância a qualquer crítica."

Sem comentários:

Enviar um comentário