quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Na campanha da CDU
Os direitos defendem-se exercendo-os.
MAIS UMA TENTATIVA DE IMPEDIR A DISTRIBUIÇÃO DE PROPAGANDA ELEITORAL NUM CENTRO COMERCIAL, DESTA VEZ NO LECLERC DA BOBADELA.



Entre duas distribuições do Programa da CDU para o concelho de Loures, um pequeno grupo de apoiantes da CDU entra no Leclerc da Bobadela, dia 25/9, para beber um café e comer qualquer coisa, que o dia começou cedo e vai ser longo. Três sentam-se à mesa do café e o quarto, que não quer comer nada, vai para a porta norte distribuir folhetos, mas ainda não tinham passado cinco minutos está de volta, foi "proibido" pelo segurança de fazer distribuição à porta do Centro.

Com um camarada que estava a acabar a bica, decidem voltar à porta do Leclerc para explicar ao segurança que não pode limitar um direito constitucional, mas a coisa não corre bem. O segurança ainda jovem e claramente sem condições e/ou treino para lidar com o publico, não está para conversas, proíbe, ameaça, "encosta-se" a um de nós e, quando o outro começa a a fotografar a cena, perde completamente as estribeiras, ameaça que vai saber onde moramos e que vai lá dar-nos um enxerto de porrada, enfim uma cena lamentável.

Chega o chefe da segurança e, embora com a mesma posição e atitude prepotente, tem ao menos o bom senso de mandar o segurança jovem fazer outra coisa, confiante que vai ali na hora resolver o "problema". Insiste que aquilo é um espaço privado que não podemos estar ali a distribuir "publicidade", não ouve o que lhe dizemos, e perante a nossa atitude de recusa em aceitar uma ordem ilegal, ainda por cima por quem não tem qualquer autoridade, dá meia volta e vai chamar a PSP.

Voltamos para interior do Leclerc e decidimos (o que não estava nos planos) começar ali mesmo uma distribuição de documentos da CDU. Quando a PSP chegasse reafirmaríamos a nossa posição, e se entretanto, enquanto a PSP não chegava, os seguranças tentassem interromper-nos pela força, coisa pouco provável, a responsabilidade seria deles.

A PSP não chega, a distribuição continua, o chefe da segurança ali por perto assiste, até que se começa a fazer tarde, temos compromissos noutro sitio, e decidimos ir embora. Um de nós prontifica-se a deixar ao chefe da segurança os dados pessoais e o numero do telemóvel para ele fazer a participação à PSP, mas logo que nos ouve dizer que nos vamos embora o homem nem quer ouvir mais nada, que vamos mesmo, e depressa.

Acho que o jovem segurança vai esquecer as ameaças do tipo "sei onde moras", e que a esta hora já deve ter percebido, ele e o chefe, que ao tentarem impedir uma pessoa de distribuir propaganda eleitoral à porta do Leclerc, acabaram por ter de gramar quatro a fazer distribuição lá dentro.

2 comentários:

  1. é um local privado, não têm direito de distribuir publicidade sem autorização. Se tivessem uma loja, gostavam que eu entrasse lá e incomodasse os vossos clientes a distribuir publicidade? Ide aprender a lei.

    ResponderEliminar
  2. PS: ainda mais burros vocês são, que nem a imagem conseguem escolher direito... a imagem que escolheram é do E.Leclerc de Braga...

    ResponderEliminar