quinta-feira, 19 de julho de 2012

TRANSPORTES PÚBLICOS NA PORTELA
Sem Metro e com cortes nos autocarros da Carris.


Dois dias depois de vermos o Metro a passar-nos ao lado somos confrontados com um anúncio da Carris a informar que daqui a dois dias vai fazer cortes nas carreiras que servem a Portela.

A carreira 22, da Portela ao Marques de Pombal, é encurtada para a Praça de Londres. A carreira 83 passa a efectuar viagens alternadas para a Portela e o Prior Velho, ou seja para Portela o serviço do 83 é reduzido a metade. A 28 apenas muda de numero para 728.

O comunicado da Carris a anunciar estes cortes começa com um "como se encontrava previsto", e de facto a questão da tentativa de cortes nas carreiras da Carris não é nova. Já em Novembro passado tínhamos aqui falado num plano que na altura incluía um largo rol de cortes nas carreiras da Carris, incluindo duas da Portela.

Enquanto outras Juntas de Freguesia mobilizavam os moradores a fazer-se ouvir sobre os cortes de carreiras, a Junta de Freguesia da Portela ficava-se pelas diligências, para nos anunciar a 17 de Fevereiro deste ano que "congratula-se com a decisão do poder central de manter as referidas carreiras". Bem pode limpar a congratulação à parede.

A Carris justifica as alterações com a entrada em funcionamento do prolongamento da linha Vermelha do metro ao Aeroporto,  e se é certo que a abertura duma estação de Metro em Moscavide é uma oportunidade para melhorar a mobilidade na Portela, aproveitando a proximidade deste importante e eficiente meio de transporte, não é seguramente através destes cortes cegos no que existe, sem qualquer contrapartida duma ligação rápida e pratica da Portela à estação de Metro de Moscavide, que esse objetivo é alcançado.

A procura das soluções que sirvam a quem por aqui mora e trabalha deve envolver necessariamente os interessados, cabendo um papel importante aos autarcas, que não se devem ficar apenas pelas diligências e têm de, em primeiro lugar, ouvir as populações que representam. E se não ouvirem teremos de ser os eleitores a insistir para que nos escutem.

4 comentários:

  1. Ora toma lá lisboeta que é para não enfartares!

    Esta tropa não dá ponto sem nó...

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, um olhar atento sobre a Portela.

    Obrigado, Brissos, pelos alertas.


    Abraço,

    JPedro

    ResponderEliminar
  3. Passou pouco mais de uma semana e o que se esperava aconteceu mesmo! Com a desculpa do metro a população da Portela e Prior Velho e até da Encarnação ficou pior do que estava no que diz respeito à mobilidade. E a revolta é grande! Basta ouvir as pessoas de manhã nas paragens!
    O metro não chega à Portela e ao Prior Velho! E há destinos que o metro não serve com a mesma vantagem do que o 83 e o 45 serviam! Agora o 783 parece que está a transportar gado em vez de transportar pessoas! E estamos no Verão! Se nos seguirmos pelos horários afixados pela Carris o horário de Verão é o mesmo que o horário de Inverno! Nem um reforço em hora de ponta ao fim da tarde! Nada! Quem trabalha não merece isto! Perder horas nos Transprtes Públicos! Só nos faltava mais esta! Ficar à espera que a Junta de Freguesia da Portela faça alguma coisa?! Isso é o mesmo que ficar à espera de Godot!...

    Saudações...e desculpe lá o desabafo...

    Vasco

    ResponderEliminar
  4. É imprescindível a ligação da Portela à rede do metro. Os transporte rodoviários não são alternativa, porque para além do tempo de espera ser exagerado, muitas vezes mais de trinta minutos, demoram demasiado tempo no seu percurso até ao centro de Lisboa. Parece incompreensível que tendo a linha vermelha um espaçamento tão exagerado entre as suas estações, não tenham incluído mais uma na Portela.

    ResponderEliminar