quinta-feira, 7 de julho de 2011

Memórias da escravatura: Quando um olheiro de escravos chamado Moodys me atirou para baixo do chicote do capataz dum plantador do Novo Mundo.


A algazarra geral ao corte do rating da Moody's que põe a Dívida de Portugal ao nível de LIXO, trouxe-me à memória uma cena semelhante, duma minha anterior encarnação quando, já lá vão umas centenas de anos, pertencia a uma tribo vivendo algures nos confins da África. História de proveito e exemplo que aqui deixo para edificação dos mais jovens, e de todos os que perderam a memória daquilo por que já passámos.

Estava então muito na moda um sistema chamado ESCRAVATURA, variante antiga do sistema mais geral de exploração do homem pelo homem, que tem hoje no CAPITALISMO, agora na fase neo liberal (e seria bom que também terminal), um descendente longe no tempo e nalguns métodos, mas muito mais eficiente nos meios e resultados.

Como estava a contar, um olheiro de escravos, por acaso também chamado Moodys, tinha denunciado a localização da nossa aldeia aos caçadores de escravos, daí o pessoal da tribo ter ficado naturalmente revoltado. Só que em vez de, sozinhos ou com as tribos vizinhas, nos organizarmos e lutarmos contra a ESCRAVATURA, ficámos todos assim numa espécie de competição a ver quem chamava o nome mais feio ao tal de Moody's.

Como calculam, e apesar da grande algazarra, como nada se fez, a seguir à denúncia do olheiro de escravos vieram os caçadores de escravos, que nos entregaram aos negreiros, que nos venderam aos comerciantes de escravos, acabando a história com meia tribo sob o chicote dos capatazes dum qualquer plantador de algodão da Louisiana.

É pois com este déja vue que vos deixo hoje à reflexão, se no vosso superior entendimento não se vos afigura que quiçá seria bom alargarmos a vista ao conjunto do sistema, à organização e luta contra este desalmado capitalismo neo liberal, e respectivo cortejo de malefícios que nos está a afundar cada vez mais na miséria, em vez de nos ficarmos tão somente a culpar os vilões que se põem mais a jeito da nossa justa indignação, chamem-se eles Moody's, Merkel, Sócrates ou Passos.

1 comentário:

  1. É isso mesmo. Mas com o BE todo esfrangalhado e os jovens-velhos que agora mandam no PCP, ainda não seja desta que se possa começar a conversar.

    ResponderEliminar