segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Se tem mesmo de ser patriótico... sempre é preferível ser "patriótico e de esquerda".


Agora que o tema chegou ao 5Dias, recordo que já aqui na Essência tinha falado nisto faz tempo, em OBVIAMENTE NÃO SOU PATRIOTA, o que, como podem constatar se forem lá ver ao link, embora sendo um facto incontornável acerca do qual nada posso fazer, em nada me impede de votar Francisco Lopes no dia 23.

No post Patriótico e de Esquerda Manuel Gusmão faz uma defesa meritória da utilização da expressão na campanha de Francisco Lopes mas derrapa nitidamente quando invoca Marx e o Manifesto: “Venhamos então a essas frases do Manifesto Comunista que, de tão luminosas, acabam por encandear”.

ENCANDEAR? Será que agora tenho que passar a usar óculos escuros para ler Marx e Lenin? Ou desistir de vez e começar a ruminar uma das versões autorizadas das suas doutrinas? Sei lá a, muito em destaque na última Festa do Avante, "A História do Partido Comunista da URSS (bolchevique)" com introdução de Filipe Leandro Martins do Comité Central do PCP?

1 comentário:

  1. Embora o link de "A História do Partido ..." aponte para as Obras de Stalin, do que se sabe o livro terá sido escrito por uma comissão do Comité Central do partido.

    Stalin, para além de dar orientações, terá revisto o resultado do trabalho da comissão acrescentando-lhe ainda um capítulo, de sua autoria, Materialismo Dialéctico e Materialismo Histórico:
    http://www.marxists.org/reference/archive/stalin/works/1939/x01/ch04.htm#2.

    ResponderEliminar