terça-feira, 2 de novembro de 2010

CENAS DA LUTA DE CLASSES


Quando se fala de Luta de Classes as imagens que provavelmente nos vêm à mente são de cenas de violência, invariavelmente com as forças de repressão a malhar em trabalhadores. Mas essa, apesar de toda a selvajaria, não é a forma mais característica da repressão das classes dominantes sobre quem trabalha.

Menos espectaculares mas mais eficazes, até por atingirem a generalidade dos trabalhadores, são medidas como as contidas no Orçamento PS/PSD, legislação como o celerado Código de Trabalho PS/PSD/CDS, e acima de tudo a exploração directa, permanente, e insaciável do patronato que, na actual situação de guerra aberta do capital financeiro, assume formas como a relatada nesta notícia do Publico: Citroën contrata ex-operários a ganhar menos do que auferiam.

Enquanto, mesmo (ou sobretudo) com a Crise, os lucros da Banca não param de subir, por outro lado, como pode ver neste estudo de Eugénio Rosa, os rendimentos dos trabalhadores continuam em queda acelarada. No período 1974/1976 a parte do rendimento dos trabalhadores andou entre 61% e 68,4% do PIB, em 2008/9 aos trabalhadores já só coube cerca de 50%, ou seja, menos ainda do que no tempo do fascismo: 54,9% do PIB em 1973.

Claro que o que todos desejamos é que haja Paz e Amor, e até nem seria mau que, como nos tentam convencer os beneficiários do actual estado de coisas, os protestos, as greves, e as manifestações fossem coisas do passado, obsoletas, e completamente desnecessárias.

Mas a presente ofensiva do capitalismo neo liberal - e daqueles que coagidos ou de alma e coração estão ao seu serviço - contra todas as classes produtivas, é bem a prova que a Luta de Classes não só não desapareceu, como está cada vez mais assanhada, e que aos trabalhadores, para não termos de pagar uma Crise de que não somos responsáveis, só nos resta recorrer às nossas conhecidas formas de luta, como a Greve Geral de 24 de Novembro, e porventura a outras novas, no combate por uma sociedade mais justa, democrática e solidária.

Sem comentários:

Enviar um comentário